sábado, 11 de setembro de 2010

Leitura e produção escrita

O livro Didática de Português: tijolo por tijolo: leitura e produção escrita”, é uam obra de Ana Tereza Naspolini, é composta por quatro partes. A primeira é intitulada “Leitura: casa em construção”, a segunda “Escrita: esculpindo palavra por palavra”, logo após vem “A gramática na contramão”, e por último, “A construção em seus alicerces”. 
Todas estas partes possuem capítulos que funciona como bússola no sentido de dar norte as práticas pedagógicas quando diz respeito à relação ao ensino-aprendizagem e a avaliação da linguagem, para professores atuantes e em formação. 
A obra é baseada no construtivismo e no interacionismo a luz dos estudos de Piaget e Vygotsky, tendo em vista, também, a brilhante contribuição dos estudos de Emília Ferreiro. Por todo livro, encontramos modelos de práticas e experiências vivenciadas por muitos professores, quando diz respeito ao desenvolvimento da leitura e da escrita nos primeiros anos de vida das crianças.
Recomendo a leitura desta obra , principalmente, para professores que encontram dificuldades na prática da leitura e escrita das crianças e para aqueles que querem entrender de forma mais profunda e encrementar suas ações..
Quem já leu este livro e pode comentar sobre sua importância para a aquisição da leitura e escrita na alfabetização?


NASPOLINE, A.T. Didática de Português – Tijolo por tijolo – Leitura e produção
Escrita. São Paulo: FTD, 1996.

Um comentário:

  1. Elisângela,

    O livro que você trouxe a resenha é meu livro de cabeceira no estágio de pedagogia. Utilizo ele para orientar os Projetos de Estágio. Ele além de trazer a fundamentação teórica sobre leitura e produção, também traz sugestões práticas para a sala de aula.

    Beijos

    ResponderExcluir