MUDANÇAS NA PRÁTICA DOCENTE COM AS TIC’s
- Desvinculação das práticas tradicionais de ensino.
- O professor não é mais o detentor do saber. - Incorporação de variados métodos no planejamento das aulas.
- Ensino sintonizado com as demandas sociais dos sujeitos.
PERFIL DO PROFESSOR NO CONTEXTO DIGITAL
- Ele está em busca de aprendizagens e de novas habilidades educacionais.
- Ele elabora um planejamento que contribua com o desenvolvimento educacional contextualizado do aluno.
- Busca de aprendizagem de novas habilidades educacionais.
- Elaboração de planejamento que contribua com o desenvolvimento educacional contextualizado do aluno. - Sua prática se divide em: pedagógica (facilitador educacional), social (incentiva os trabalhos coletivos), gerencial (gerencia a agenda das atividades) e técnica ( saber usar as TIC’s).
POR ISSO...
A educação [...] realizada com tecnologias digitais lança provocações à educação formal. A velocidade de produção e de mudanças dos conhecimentos vem questionar as estruturas curriculares rígidas e distantes da realidade, típicas do ensino tradicional, com pouco espaço para a criação e a autonomia, com conteúdos programáticos que dificilmente se renovam e são definidos antes de se conhecerem as turmas.(RAMAL, 2003, p.186)
RAMAL, Andrea Cecília. Educação com tecnologias digitais: uma revolução epistemológica em mãos do desenho instrucional. IN: SILVA, Marcos (Org.). Educação Online: teorias, práticas, legislação, formação corporativa. São Paulo: Loyola, 2003.
Nenhum comentário:
Postar um comentário