domingo, 21 de outubro de 2012

A prática docente frente as TIC's

MUDANÇAS NA PRÁTICA DOCENTE COM AS TIC’s 

  • Desvinculação das práticas tradicionais de ensino.
  • O professor não é mais o detentor do saber. - Incorporação de variados métodos no planejamento das aulas. 
  • Ensino sintonizado com as demandas sociais dos sujeitos.

PERFIL DO PROFESSOR NO CONTEXTO DIGITAL 

  • Ele está em busca de aprendizagens e de novas habilidades educacionais. 
  • Ele elabora um planejamento que contribua com o desenvolvimento educacional contextualizado do aluno. 
  • Busca de aprendizagem de novas habilidades educacionais. 
  • Elaboração de planejamento que contribua com o desenvolvimento educacional contextualizado do aluno. - Sua prática se divide em: pedagógica (facilitador educacional), social (incentiva os trabalhos coletivos), gerencial (gerencia a agenda das atividades) e técnica ( saber usar as TIC’s). 

POR ISSO...

A educação [...] realizada com tecnologias digitais lança provocações à educação formal. A velocidade de produção e de mudanças dos conhecimentos vem questionar as estruturas curriculares rígidas e distantes da realidade, típicas do ensino tradicional, com pouco espaço para a criação e a autonomia, com conteúdos programáticos que dificilmente se renovam e são definidos antes de se conhecerem as turmas.(RAMAL, 2003, p.186) 

RAMAL, Andrea Cecília. Educação com tecnologias digitais: uma revolução epistemológica em mãos do desenho instrucional. IN: SILVA, Marcos (Org.). Educação Online: teorias, práticas, legislação, formação corporativa. São Paulo: Loyola, 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário